JUSTIFICATIVA:

 

O presente projeto tem o fulcro de homenagear os profissionais de Relações Públicas através da inserção no Calendário Municipal do "Dia Municipal do Profissional de Relações Públicas", incentivando ações deste segmento e estimulando o mercado.

 

A Lei nº 7.197, de 14 de junho de 1985 instituiu o "Dia Nacional das Relações Públicas.

 

Em 2 de dezembro de l876, nasceu em Penedo, Estado de Alagoas, Eduardo Pinheiro Lobo, que foi o primeiro profissional de Relações Públicas no Brasil.

 

O marco inicial das Relações Públicas no Brasil aconteceu em São Paulo em 30 de janeiro de 1914. Eduardo Pinheiro Lobo foi nomeado para chefiar o recém criado Departamento de Relações Públicas da empresa canadense THE SÃO PAULO TRAMWAY LIGHT AND POWER Co. LIMITED, concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo na capital paulista. Na ocasião a direção da Light, sentindo a necessidade de um setor especializado para cuidar do seu relacionamento com os órgãos da imprensa e com os poderes concedentes, desenvolveu um trabalho de Relações Públicas com a imprensa, objetivando o esclarecimento da opinião pública.

 

Em reunião de 12 de dezembro de l975, o Conselho Nacional da ABRP instituiu a "Medalha Eduardo Pinheiro Lobo" destinada a premiar as pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à classe dos profissionais de Relações Públicas. As pessoas agraciadas com a Medalha são os senhores Jarbas Passarinho, Divaldo Suruagy, Natalino Pereira de Souza, Domingos de Araújo da Cunha Gonçalves e Cândido Teobaldo de Souza Andrade.

 

Os próximos anos serão marcados por grandes eventos e realizações: Copa do Mundo, Eleições Presidenciais, 360 anos de Sorocaba e 10 anos da formação do primeiro curso de formação superior em Relações Públicas na cidade.

 

Iniciada pela Universidade de Sorocaba, a formação em Relações Públicas, embora pouco conhecida e reconhecida na região, fornece competências e habilidades para que profissionais atuem na gestão eficaz de relacionamentos, sejam eles corporativos, políticos ou sociais. Tal profissão é de grande valor para as demandas da atualidade já que, por meio da comunicação planejada, visa ampliar as redes de contatos humanos e convergir interesses em pró do desenvolvimento social e cultural de uma comunidade. 

 

Enfim, para colaborar para a valorização desta profissão e com intuito de promover a união e fortalecimento desta atividade, conto com o apoio e aprovação deste Projeto de Lei dos Nobres Pares desta Casa de Leis.